(Brasil) ENEM: Servidor pode se inscrever para trabalhar nos dias de provas do Enem

enem-2016Servidores públicos do Poder Executivo Federal em todo o país podem se inscrever para trabalhar no controle e monitoramento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. A iniciativa faz parte da segurança do exame, que será realizado nos dias 5 e 6 de novembro. A seleção é aberta exclusivamente aos servidores ativos.

A principal tarefa dos selecionados será garantir a integridade dos malotes de prova nos locais em que serão realizados os exames. Eles vão certificar os processos de aplicação do Enem e comunicar, de imediato, qualquer situação que esteja em desacordo com as normas de segurança ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os interessados podem se inscrever a partir do dia 4 de julho, no site http://certificadores.inep.gov.br. Para participar, o candidato deverá ter formação mínima em nível médio; não poderá estar de licença ou afastado nos dias de aplicação do Enem. Também é proibida a participação de servidores com parentes ou companheiros de até terceiro grau inscritos no exame. E vetada ainda a participação de funcionários que atuam no processo de elaboração, impressão, distribuição e aplicação do Enem 2016.

Os servidores que tiverem a inscrição homologada devem participar de uma capacitação à distância. O objetivo é apresentar aos selecionados os pressupostos legais, teóricos e metodológicos do Enem, principalmente as normas de aplicação, sigilo e segurança relativas à atuação do certificador.

Reportagem, Felipe Linhares

 

Publicado por: Pedro Luiz Guerreiro