(Brasil) Michel Temer: “Brasil deve muito ao agronegócio”

O presidente discursou diante de grandes produtores, especialistas e empresas de diversos países

bda83a91-f5a5-45df-b5d0-2bbf35acfa63Durante a abertura do Global Agribusiness Forum 2016 (GAF 16), nesta segunda-feira (4), em São Paulo (SP), o presidente em exercício Michel Temer afirmou que o povo brasileiro deve muito à agricultura nacional. “O agronegócio aqui no Brasil responde por mais de 40 % das exportações, por 25% dos empregos e por cerca de 20% do PIB”, disse Temer.

Para o presidente, é importante que o setor continue crescendo para contribuir com a retomada do crescimento econômico e com a geração de empregos. Para isso, disse ele, é preciso reestabelecer a credibilidade e a confiança no País.

“Muitos investidores estrangeiros estão esperando um pouco para ver o que acontece daqui um mês, um mês e meio, para, depois, investirem com muita força aqui no Brasil”, disse o presidente em exercício.

Temer disse ainda que pretende viajar por vários países para incentivar esse investimento estrangeiro na economia brasileira.

“Não se pode imaginar que se vai criar emprego se você não prestigiar a iniciativa privada. Então, emprego é uma coisa que nós temos que trabalhar, e, para isso, temos que prestigiar a indústria, a agricultura e o setor de serviços”, assinalou.

Manifesto de Confiança

Temer aproveitou o discurso para agradecer o manifesto de confiança no governo recebido por representantes do agronegócio.

“Eu vou colocar esse acordo em um quadro no meu gabinete. É uma coisa importantíssima para nós, porque (esse apoio) nos permite ganhar forças para enfrentar os problemas. Nós temos o apoio dos setores produtivos do País”.

O manifesto, assinado por 46 entidades de vários segmentos do agronegócio brasileiro, a partir da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), foi entregue pelos realizadores do fórum, entre os quais: Datagro, Sociedade Rural Brasileira, Abramilho, e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Ao fim do evento, o presidente ressaltou em coletiva de imprensa que o manifesto se junta a outras iniciativas de apoio recebidas pelo governo interino, entre as quais os votos de confiança de empresários da indústria e do setor varejista.

“Esse apoio tem sido fundamental (para o governo) e, evidentemente, agradeci muitíssimo aos empresários”, disse Temer, ressaltando que o otimismo do setor produtivo é fundamental para garantir a retomada do crescimento econômico. “Cada vez mais a gente vai ganhando a confiança dos vários setores e, especialmente, restabelecendo a confiança no País”, disse o presidente em exercício.

Fonte Assessoria de Comunicação Palácio do Planalto

Postado por: Pedro Luiz Guerreiro