(Cerrito) Avança o programa de açudagem no município

Formalizado no início deste ano, o programa de açudagem avança em ritmo acelerado na zona rural do município. O projeto visa beneficiar pequenas propriedades, possibilitando condições adequadas na irrigação do cultivo de produtos da agricultura rural, inclusive em períodos de estiagem.

Nesta semana, a equipe de trabalho do programa está concentrada na propriedade do pecuarista e agricultor Sérgio Menaré, localizada na Vila Costa. O reservatório deve amenizar a situação de seca que perdura desde novembro.

De acordo com o secretario de Desenvolvimento Rural Alexandre da Rosa, os açudes são importantes pela capacidade de armazenamento de água durante o inverno, período em que as chuvas são mais intensas, o que colabora para o abastecimento da propriedade durante o verão.

Ele ainda enfatiza que interessados em participar do programa precisam demonstrar interesse. “Os agricultores ou pecuaristas que desejam a construção de açudes em sua propriedade devem comparecer na Secretaria de Desenvolvimento Rural, com endereço na Vila Freire”, diz. “É importante ter inscritos para a liberação de novos projetos”, finaliza Alexandre.

O município enfrenta, desde novembro, uma das piores estiagens da sua história. Com prejuízos acumulados que já ultrapassam R$ 6 milhões, o decreto de emergência de Cerrito, com base no lauda da Emater e emitido pelo prefeito Douglas Silveira, foi homologado pelo Governo Estadual no dia 22 de fevereiro e reconhecido pela União no dia 1º de março.

Matheus Muniz e Pedro Luiz Guerreiro
Assessoria de Imprensa Cerrito RS