(Cerrito) Definida a programação da Semana da Pátria 2018: Adão Orlando Alves é o homenageado municipal

A Comissão Organizadora da Semana da Pátria divulgou a programação para edição deste ano, que ocorre do dia 1º de setembro ao dia 7. Além da cerimônia de abertura e dos momentos cívicos em cada escola municipal, um desfile está previsto para encerrar o cronograma.

Neste ano, os 50 anos do Projeto Rondon é o tema da homenagem nacional. Já o tema estadual escolhido para 2018 são os 100 anos do Tribunal da Justiça Militar no Rio Grande do Sul.O homenageado municipal, definido pela Comissão, é o ex-prefeito Adão Orlando Alves.

Advogado, Adão Orlando Alves foi eleito prefeito de Pedro Osório em 1988 e de Cerrito em 1996, logo após a emancipação do município, e 2004. Durante sua trajetória política também exerceu a coordenação da Secretaria de Educação do Estado e a presidência da AzonaSul. O ex-prefeito faleceu em junho de 2016, aos 70 anos.

A abertura oficial da Semana da Pátria ocorre no dia 1º, a partir das 10h, no Altar da Pátria, que fica localizado na Praça João Amélio Dias. Com a participação das escolas municipais da zona urbana e rural e do Instituto Estadual de Educação José Bernabé de Souza, a Pira da Pátria será acesa e os pavilhões hasteados. Também haverão pronunciamentos e a apresentação da Banda Municipal.

Do dia 3 ao 6 ocorrerão a Hora Cívica nas escolas municipais, em dois turnos, às 9h e às 16h30. A primeira, no dia 3, é a EMEI Regina Maria Duarte Alves. Já no dia 4 é a vez das EMEF Prof. Reinaldo Karnopp e Dr. Jacques da Rosa Machado. As EMEF Dr. Jaime Faria e Ulisses Guastucci têm a Hora Civíca no dia 5. Dia 6 é o momento da EMEF São Miguel.

No dia 7, data em que o Brasil festeja os 196 anos de Independência, ocorre o tradicional desfile de encerramento da Semana da Pátria. A solenidade inicia às 15h, quando os alunos e funcionários das escolas de Cerrito, concentrados no Largo Canguçu, iniciam o desfile cívico-escolar pela Avenida Flores da Cunha até o Altar da Pátria. Também está confirmado a participação da Banda e ordem unida da Escola Tirantes, da Brigada Militar de Pelotas.

A Semana da Pátria deste ano tem um significado especial: vai marcar a inauguração do novo Altar da Pátria. A construção da nova estrutura moderna, projetada pela Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG), iniciou há dois meses.

Ex-prefeito Adão Orlando Alves é o homenageado municipal

Matheus Muniz, Christian Dias e Pedro Luiz Guerreiro
Assessoria de Imprensa Cerrito RS