(Cerrito) Encerramento da Semana Farroupilha 2018 consagra a festa

O 20 de setembro marcou o encerramento da 22ª Semana Farroupilha de Cerrito, que iniciou no último dia 13 com a chegada da Chama Crioula no município. A comemoração alusiva à Revolução Farroupilha começou no início da tarde com o tradicional desfile dos cavalarianos pelas principais ruas da cidade. Logo após, as entidades tradicionalistas reuniram-se no Largo Canguçu, onde o hino nacional e rio-grandense foi entoado pela comunidade, pelos cavalarianos e pelas autoridades presentes na Praça do Gaúcho.

O prefeito Douglas Silveira, ao discursar, agradeceu a comunidade e aos cavalarianos que foram em busca da chama e desfilaram por Cerrito. “A memória farroupilha foi muito bem representada por todos aqueles que tornaram as comemorações possíveis. Muito obrigado aos cavalarianos e a comunidade que prestigiou todos os dias de festa no nosso município, valorizando a nossa terra e o nosso estado.” Em seguida, foram arriadas as bandeiras do Brasil, do município, do Rio Grande do Sul e do Mercosul. As atividades seguiram com uma mateada na Alameda João Caldeira.

A ronda no Galpão Crioulo Municipal ficou a cargo do Centro de Tradições Gaúchas Lanceiros do Cerro, responsável por distribuir pratos de culinária típica ao público. Assim como nos demais dias, o grupo Som da Terra animou o público presente no local e deu ritmo à festa.

Já na estrutura de pirâmides, onde foi o palco principal, se apresentaram Marquinhos do Batidão, o Grupo Gineteada e as invernadas juvenil e adulta do CTG Fogo de Chão. Por volta da meia-noite ocorreu a extinção da Chama Crioula com as presenças do prefeito, vice-prefeito, dos secretários e vereadores. O encerramento foi com o cantor tradicionalista Joca Martins, que interpretou os grandes sucessos da sua carreira.

A administração municipal agradece a presença de todos e se compromete em melhorar cada vez mais a Semana Farroupilha de Cerrito, uma das maiores da região.

 

 

 

Matheus Muniz, Christian Dias e Pedro Luiz Guerreiro
Assessoria de Imprensa Cerrito RS