(Cerrito) Estudantes contarão com transporte gratuito para o PAVE

Estudantes do ensino médio que residem em Cerrito e vão realizar o Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE), realizado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), neste ano contarão com transporte gratuito disponibilizado pela Prefeitura. Para utilizar o serviço, o aluno precisa levar atestados de inscrição, de residência e um documento com foto na Secretaria Municipal de Educação (SME), localizada na Avenida Flores da Cunha, 440.

O PAVE acontece nos dias 8 e 9 de dezembro, com início às 13h. No sábado (8) são aplicadas as provas de múltipla escolha da primeira etapa. Já no domingo (9) é a vez dos estudantes das segunda e terceira etapas serem submetidos à avaliação. Os ônibus rumo aos destinos de prova sairão às 10h da SME e da Vila Freire em ambos os dias.

O programa é uma modalidade alternativa de seleção para os cursos de graduação, constituindo-se em um processo seriado composto por três etapas, gradual e sistemático, que acontece ao longo do ensino médio. Tem como um dos principais objetivos a adoção da contextualização interdisciplinar como eixo estruturador da avaliação, dando-se ênfase ao desenvolvimento das competências e habilidades.

A expectativa dos estudantes em relação ao PAVE, sobretudo os da rede pública, tem crescido nos últimos anos. Isso porque a UFPel decidiu destinar 75% das vagas desta edição aos alunos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. Como o objetivo é espelhar a realidade regional, o crescimento gradual desse percentual fará com que em 2020 os alunos de rede pública representem 90% dos selecionados. Além disso, desde o ano passado o número total de vagas da UFPel preenchidas pelo programa passou para 20%, o dobro do estabelecido na criação do programa.

Christian Dias, Matheus Muniz e Pedro Luiz Guerreiro
Assessoria de Imprensa Cerrito RS