(Cerrito) Prefeito assina contrato para construção de mais cinco academias de rua

Moradores de cinco localidades de Cerrito poderão usufruir de academias ao ar livre em breve. O contrato para construção, assinado ontem à tarde pelo prefeito Douglas Silveira na sede da Caixa Econômica Federal de Pelotas, prevê a instalação de 40 aparelhos no município, distribuídos igualmente em cinco pontos: Cohab, Oásis, Av. Flores da Cunha, Alto Alegre e Vila Freire.

Com contrapartida de R$ 2,9 mil da Prefeitura de Cerrito, o recurso federal destinado para a obra, de R$ 88 mil, foi alocado do Ministério do Esporte por meio de emenda parlamentar indicada pelo deputado federal Pompeu de Mattos (PDT). O repasse foi solicitado pela vereadora Karina Reinhardt, integrante da base governista na Câmara de Vereadores. De acordo com a legisladora, vários são os benefícios da prática de exercícios físicos. “Estaremos promovendo o bem-estar físico e emocional a diferentes comunidades”, enfatiza Karina.

As academias ao ar livre contarão com simulador de remo, rotação vertical, jogo de barras, esqui individual, surf duplo, pressão de pernas duplo, alongados e multiexercitador com seis funções. Eles serão fixados em bases de concreto, construídas com recurso próprio da administração municipal. De acordo com Silveira, é do interesse do Executivo que essas ações voltadas à inserção social sejam ampliadas.

Estudos demonstram que a prática de exercícios físicos previnem uma série de problemas de saúde, como o estresse e a ansiedade. Popularizar esse hábito é estimular a qualidade de vida dos munícipes, de acordo com a secretária de Saúde, Hortênsia Oliveira. “Os equipamentos ajudam a trabalhar força muscular e a ativar as articulações”, ressalta.

Christian Dias, Matheus Muniz e Pedro Luiz Guerreiro
Assessoria de Imprensa Cerrito RS