(Cerrito) Prefeitura inaugura Galeria de Prefeitos e Emancipacionistas

Um evento preparado especialmente para relembrar o passado e homenagear os cidadãos cerritenses que auxiliaram na criação e no desenvolvimento do município. Assim foi a inauguração da Galeria dos Prefeitos e Emancipacionistas, que ocorreu ontem (3), às 18h, no saguão do paço.

Num primeiro momento, com a presença dos emancipacionistas e de familiares – alguns representando os já falecidos – o quadro em homenagem à comissão foi descerrada pelo prefeito Douglas Silveira e por Adair Domingues, que à época liderou o grupo. Emocionado, Domingues agradeceu a homenagem e reiterou sua crença no município de Cerrito. “É uma satisfação imensa participar desse ato, e posso garantir a vocês: se tivéssemos que fazer tudo de novo, faríamos”, afirmou.

Fizeram parte da Comissão, em 1995, Francisco Luiz Bessa, José Laudares Souza Porto, João Afonso Guastucci, Genes Leão Bento (in memoriam), Adair José Domingues, Elizabeth Corrêa Bento, Argeu Pereira Duarte (in memoriam) e Sérgio Luis Bento Oliveira (in memoriam). Foram eles os responsáveis por defender e promover o plebiscito acerca da emancipação de Cerrito e agora estão eternizados em homenagem.

Na sequência, os quadros dos prefeitos foi descerrado um a um, com a presença dos ex-governantes e familiares, na ordem cronológica dos mandatos: primeiro do saudoso Adão Orlando Alves (1997 – 2000, 2005 – 2009), do Nilo Roberto Borges Gonçalves (2001 – 2004) e do Flávio Vieira de Vieira (2009 – 2016).

Ricardo Duarte Alves, filho de Adão Orlando Alves, agradeceu o reconhecimento e falou sobre o quão gratificante estava sendo participar da cerimônia que homenageou seu pai. “Todos esses ex-gestores, independente das cores partidárias, lutaram muito pelo desenvolvimento do município”, discursou. Já o ex-prefeito Nilo disse sentir orgulho de ter sido vereador e prefeito de Cerrito. “Me sinto realizado pela trajetória de vida que trilhei”, destacou. Flávio Vieira também falou ao microfone. “Tenho muito orgulhoso de ter colaborado, durante dois mandatos, para o progresso tanto da cidade quanto do interior”.

Ao discursar, Silveira agradeceu a presença de cada um que participou da solenidade. “Tenho muita satisfação em inaugurar essa Galeria, pois embora seja um ato singelo, demonstra nosso orgulho pela história de Cerrito e nosso reconhecimento aos cidadãos que batalharam para que o município primeiro fosse criado e depois se desenvolvesse”, afirmou. “Se hoje temos agências bancárias e dos Correios aqui, a Emater, saúde e educação de qualidade, devemos muito aos esforços dessas lideranças”, finalizou. Ao final do ato, o público apreciou um coquetel oferecido pela Prefeitura de Cerrito.

Estavam presentes na cerimônia o presidente em exercício da Câmara de Vereadores de Cerrito, Pablo Torres; o prefeito de Pedro Osório, Moacir Otilio Alves; o secretário da Azonasul, Henrique Feijó; o diretor da Emater Cerrito, Marcos Vinicius Duarte; o gerente do Banco do Brasil agência Cerrito, Deonir Bartnik; o gerente da Corsan Pedro Osório, Davi Lucas; o gerente da CEEE Cerrito, Michel Kruger; conselheiros tutelares, parlamentares e secretários municipais.


Christian Dias, Matheus Muniz e Pedro Luiz Guerreiro
Assessoria de Imprensa Cerrito RS   

Publicado por: Pedro Luiz Guerreiro