(Cerrito) Público recorde e atrações renomadas coroam com sucesso a 14ª Festa do Leite Jersey

Alçado a principal evento do município em 2017, a Festa do Leite Jersey ganhou um novo e relevante status neste ano: a 14ª edição tornou-se a atração mais importante da programação de 22º aniversário de emancipação política de Cerrito, capital nacional do Gado Jersey. De sexta-feira (19) a domingo (21), milhares de pessoas se deslocaram até o Passo do Santana, 3º Distrito de Cerrito, para prestigiar a festa que celebra a produção leiteira, um dos principais pilares da economia do município, responsável por 14% do Produto Interno Bruto (PIB).

Promovido pela Prefeitura de Cerrito, em parceria com a Emater e Comunidade Luterana São João, o evento recebeu apoio da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e patrocínio do Banrisul. Organizada há quatro meses, a festa reuniu dezenas de expositores, de empresas agrícolas a artesões, que atraíram a atenção de um público recorde estimado em 8 mil pessoas.

Parte do sucesso é explicado pelas apostas exitosas mantidas, como o churrasco tradicional do domingo e o café colonial, servido nos últimos dias da festa. Grandes shows contratados pela Prefeitura também estimularam o interesse do público: no sábado à noite João Luiz Correa e Grupo Campeirismo abrilhantaram a festa. No domingo à tarde foi a vez de César Oliveira e Rogério Melo subirem ao palco principal e interpretarem grandes sucessos da carreira. A Banda 0800 apresentou-se em ambos os dias.

A programação de sexta-feira, entretanto, foi especialmente voltada aos produtores rurais. À tarde ocorreu o seminário de agricultura familiar, com oficina sobre a adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). O trâmite facilita que os agricultores possam comercializar os produtos da agroindústria local para fora do município.

No sábado, as atividades iniciaram logo pela manhã, com uma reunião da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), iniciada por volta das 10h30. Prefeitos, deputados e lideranças da região pautaram a bacia leiteira e a crise preocupante do setor, que nos últimos três anos teve uma queda de 52% no número de produtores e atualmente tem uma tiragem diária de apenas 411 mil litros, abaixo do potencial. “Em Cerrito, 13% das famílias deixaram a atividade e migraram para a produção de soja, então precisamos estimular a discussão em torno disso e criar políticas públicas para o setor”, defendeu o prefeito Douglas Silveira.

Já pela tarde, 14 expositores participaram do concurso de animais da raça Jersey, dividido em seis categorias: terneira menor, terneira maior, novilha prenha, vaca seca, vaca em lactação e produção leiteira. O julgamento ficou a cargo da veterinária convidada Lilian Müller, responsável por avaliar a aptidão dos animais a partir de alguns parâmetros, como o espaçamento entre as patas e a estrutura corporal. O criador campeão foi Ricardo Roll, que recebeu das mãos do prefeito a premiação em dinheiro e o troféu. Como forma de incentivo, todos os expositores ganharam um frente de calcário, avaliado em R$ 450.

Para a cerimônia de abertura, que aconteceu à noite, lideranças de outros municípios marcaram presença. Dentre as autoridades que compuseram a mesa, o prefeito municipal, o presidente da Câmara de Vereadores, Pablo Torres, o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Alexandre da Rosa e o presidente da Comunidade Luterana São João, Aldino Leitzke. Na solenidade, Sueli Milech recebeu o mérito de reconhecimento do Poder Legislativo em reconhecimento de seu desempenho junto à atividade leiteira. Na sequência, o chefe do Executivo fez uso da palavra e exaltou a importância da festividade. “Estamos aqui para comemorar um dos principais setores da agropecuária cerritense, que gera empregos e movimenta a economia”, enfatizou. “Do que depender da Prefeitura, tenham certeza que a cada edição a Festa do Leite Jersey será maior, porque é com orgulho que colaboramos com essa festa, uma das maiores da região”, finalizou.

O último dia da 14ª Festa Municipal do Leite Jersey começou com o culto realizado nas dependências da Escola Reinaldo Karnopp e celebrado pelo pastor Leonel Zimermann. Logo em seguida, o almoço foi comercializado pela comunidade – cinco novilhos Jersey garantiram o tradicional churrasco. Pela tarde o público pôde ainda prestigiar a Banda Municipal de Cerrito, coordenada pelos professores Paulo e Áureo Xavier, e as invernadas mirim e juvenil da EMEF Dr. Ulisses Guastucci, ensaiadas pela coreografa Luziara da Silva.

Além das apresentações artísticas, a administração municipal realizou no domingo a entrega de um trator da marca John Deere para ser utilizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Orçado em R$ 98 mil, a máquina será utilizada, principalmente, em benefício dos pequenos agricultores do município.

Christian Dias, Matheus Muniz e Pedro Luiz Guerreiro
Assessoria de Imprensa Cerrito RS