(Cerrito) Secretaria de Desenvolvimento Rural inicia distribuição de calcário aos produtores

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) deu início à distribuição de calcário para os produtores inscritos no Programa Municipal de Correção e Acidez do Solo. Serão contemplados 140 agricultores, que deverão pagar apenas o valor do frete.

Cada um dos produtores teve documentação e solo avaliados pelo Conselho Municipal de Agricultura, a fim de constatar a real necessidade da aplicação do produto. Para receber o beneficio o proprietário deve obrigatoriamente apresentar a Declaração de Aptidão de Produtor Rural (DAP).

O montante foi adquirido com recursos da Consulta Popular pelo valor de R$ 94,800,00 com um custo de R$ 50,00 a tonelada. O pregão foi realizado no mês de julho quando o prefeito Douglas Silveira e o responsável pela empresa vencedora da licitação, Maicol Bandera Garcia, assinaram o contrato.

De acordo com o secretário da SDR, Alexandre da Rosa, o programa existe justamente com o propósito de alcançar as propriedades rurais mais afetadas com acidez e desgaste do solo. “O produto é entregue pela prefeitura diretamente nas propriedades rurais” disse. “A correção da acidez do solo através do calcário melhora a produtividade e aumenta a renda do produtor”, explica o Alexandre.

A SDR estima que concluirá a distribuição nas propriedades habilitadas para receber a reparação em suas lavouras até o final de janeiro do ano que vem.

Christian Dias, Matheus Muniz e Pedro Luiz Guerreiro
Assessoria de Imprensa Cerrito RS

Publicado por: Pedro Luiz Guerreiro