(Cerrito) Setembro Amarelo: Secretaria Municipal de Saúde realiza atividades

Durante a última semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou palestras alusivas ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. As atividades ocorreram nos dias 26 e 27, no Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais.

No primeiro dia de palestras, os convidados foram Léo Jaime, enfermeiro especialista em atenção psicossocial, e Inês Alvaro Marques, coordenadora da Saúde Mental da 3ª Coordenadoria deSaúde e especialista em saúde mental. A psicóloga Eloísa Bastos e a assistente social Graça Porto abordaram a saúde mental no âmbito municipal.

As palestras, direcionadas à população, contou com a participação da comunidade quilombola da Lixiguana e da Escola Municipal Dr. Jacques da Rosa Machado. Além do prefeito municipal, Douglas Silveira, também estiveram presentes os secretários de Saúde, Hortênsia Oliveira, Educação, Loiva La Rosa, e Assistência Social, Ronaldo Torres, os agentes municipais de saúde, o representante da Emater Cerrito, Alessandro da Cruz Rodrigues.

Já no segundo dia, a palestra foi realizada para os alunos, professores, funcionários e diretores das escolas da rede municipal. A palestrante, Gisele Belmonte Steibel, falou sobre depressão e automutilação. Gisele é psicóloga e coordenadora da saúde da criança e do adolescente da 3ª Coordenadoria de Saúde.

O Setembro Amarelo é uma Campanha do Centro de Valorização da Vida (CVV), que busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade. Desde 2015 o mês busca a conscientização e a prevenção do suicídio. Em todas as regiões do Brasil o número para contato com o CVV é o 188. A ligação é gratuita de telefone fixo, celulares e orelhão, 24 horas, todos os dias da semana.

Christian Dias, Matheus Muniz e Pedro Luiz Guerreiro
Assessoria de Imprensa Cerrito RS