(Cerrito) Vagas para Cerrito no Mais Médicos já foram preenchidas

Dois médicos inscritos no programa “Mais Médicos” já foram selecionados para substituir os profissionais cubanos em Cerrito. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde, que notificou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na última segunda-feira (26). Os profissionais devem entregar os documentos solicitados no edital até o dia 14 de dezembro.

Eles serão designados para atuar nas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) nas duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona rural, nos distritos Vila Freire e Alto Alegre. O contrato de 40 horas semanais remunera os profissionais com salário de R$ 11.800. De acordo com a secretária de Saúde Hortênsia Oliveira, esse vínculo é positivo para as comunidades atendidas. “O Mais Médicos prevê um amparo maior, já que faz parte das responsabilidades do profissional a realização de visitas domiciliares e palestras com a população”, enfatiza.

O prefeito Douglas Silveira comemorou a notícia. “É com muita satisfação que comunicamos que até o final de dezembro os profissionais já terão iniciado suas atividades”, disse.

O edital de contratação foi lançado pelo Governo Federal após Cuba anunciar a saída do programa no último dia 14, alegando “declarações ameaçadoras” do presidente eleito Jair Bolsonaro. Ele propôs que para permanecer no Brasil os médicos deveriam se submeter a teste de capacidade (Revalida), receber salário integral e ter liberdade de trazer suas famílias ao país. Para preencher os locais desatendidos, 8.517 vagas foram abertas, distribuídas em quase 3 mil municípios e 34 distritos indígenas. Estão aptos para se inscreverem os médicos brasileiros com CRM Brasil ou com diploma revalidado no país.

Christian Dias, Matheus Muniz e Pedro Luiz Guerreiro
Assessoria de Imprensa Cerrito RS

 

Publicado por: Pedro Luiz Guerreiro