(Pedro Osório) Aprovada lei sobre Acuidade Visual nas escolas municipais

Vereador Betinho Amaral

Com a preocupação de melhorar o rendimento escolar nos educandários municipais, o presidente do Legislativo Pedrosoriense Betinho Amaral (MDB), criou a Lei municipal 3247/2019 que torna obrigatório no município de Pedro Osório a aplicação do teste de acuidade visual com a Escala de Snellen – ópticos em E, em todas as crianças e adolescentes que tenha entre cinco e quatorze anos de idade, frequentadores de pré-escolas e escolas municipais, desde que o déficit visual seja detectado através de atestado médico.

Estudos recentes comprovam que a ocorrência de déficit visual traz prejuízos no relacionamento da criança, tanto na escola como no ambiente familiar, corrigindo ou minimizando este distúrbio, que poderá influenciar diretamente no aprendizado, pretende-se melhorar o rendimento escolar e o convívio social. “Sabe-se que a baixa acuidade visual é uma das mais importantes causas da cegueira que se pode prevenir, e como tal, requer muita atenção”.

A deficiência visual acomete, em media 100 crianças em idade escolar : 2% são estrábicas e esta é a principal causa de ambliopia ( impressão da visão sem lesões orgânicas detectáveis aos olhos) , este fato torna-se de extrema relevância por saber-se que 85% de nossa relação com o ambiente acontecem através da visão.

“ Tenho certeza a realização do teste de Acuidade Visual, pode melhor e muito o aprendizado de nossas crianças, e que muitas vezes não acontece por falta de informação ou de uma legislação que ampare os custos de testes que podem evitar ou resolver graves problemas de saúde e educacionais”, comentou o vereador Betinho.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que aproximadamente 7,5 milhões de crianças em idade escolar sejam portadoras de algum tipo de deficiência visual, mas somente 25% delas tenham algum sintoma referente a esta dificuldade.

Iram Lima –Assessoria de Imprensa

Publicado por: Pedro Luiz Guerreiro