(Pedro Osório) Cineasta pedroosoriense apresenta produção para a comunidade


Letícia Sabatella e Gabriel Furtado

A arte vai tomar conta de Pedro Osório na próxima sexta-feira (6). O cineasta Paulo Pons vai apresentar o filme “Pedro Sob a Cama”, na praça Antonio Satte Alam, às 20h30min. O longa foi gravado em Pedro Osório, no ano passado, e terá sua primeira exibição no município.
Nascido em Pedro Osório, Paulo decidiu dar um ar interiorano ao longa quando resolver vir com toda a sua produtora, Pax Filmes, e gravar as cenas no município. “Pedro Sob a Cama” conta a história de Mariano, vivido por Fernando Alves Pinto, que resolve voltar pra casa depois de oito anos e enfrenta dificuldades para reatar a convivência com a família. O elenco ainda tem nomes conhecidos como Letícia Sabatella e Betty Faria.
Inicialmente, a história não foi escrita para ser rodada em Pedro Osório. No entanto, a inspiração para criar o menino Pedro, que dá nome ao filme, é no passado do próprio diretor. Apesar de não ser uma história biográfica, as recordações da infância pacata no interior ajudaram a formar o personagem e dão um tom mais pessoal na narrativa, aplaudida nos festivais onde foi apresentado.
“Eu não criei essa história para ser filmada nem para ser passada em Pedro Osório. Mas toda a base da história do menino que vai pra baixo da cama, da relação com o pai, isso tudo me remete de fato a minha infância. Não é nada biográfico, mas de sensações e idéias que vem dessa época. Por isso desde o princípio eu sabia que queria filmar em Pedro Osório. Como tive a sorte de ter a prefeitura de Pedro Osório como apoiadora, o que foi essencial pra fazer o filme, a gente decidiu então levar a produção pra aí, o que foi incrível porque faz muito tempo que queria filmar um longa inteiro na cidade”, comentou Paulo Pons.
Para estreitar ainda mais a ligação do filme com a cidade, Pons decidiu escolher um ator local para interpretar Pedro. Ele visitou as escolas do município e no intervalo das aulas da EMEF Getúlio Vargas, conheceu Gabriel Furtado. O garoto chamou a atenção do cineasta pela figura típica interiorana, exatamente o que ele procurava para dar o toque especial no filme.
“Quando comecei a fazer a escalação do elenco eu testei garotos cariocas que já fizeram Globo, Record e percebi que eu não queria um ator com alguma formação e experiência. Eu queria alguém que tivesse essa vibe de um menino do interior. Entramos na sala e ele foi o único garoto que não deu bola pra gente. Ele realmente não se interessou. Eu gostei disso, porque fazia parte do que eu queria do personagem. Desde que eu conheci eu sabia que ele seria perfeito para fazer o Pedro. Tenho recebido muitos elogios, o que mostra que foi a escolha certa. Ele saiu extraordinariamente bem interpretando o Pedro e deu alma ao filme que leva o nome dele como título”, comemora Pons.
“Pedro Sob a Cama” foi o terceiro filme dirigido por Paulo Pons, no ano passado. Desde então, mais dois filmes foram produzidos pelo cineasta. O sexto está em processo e conta no elenco com nomes conhecidos como Antonio Fagundes, Caio Blat, Edson Celulari e Marcos Caruso.
A comunidade de Pedro Osório vai ter a oportunidade de conhecer a produção na sexta-feira, gratuitamente. Vai ser instalado um telão na Praça Antonio Satte Alam e a exibição do filme começa às 20h30min.

Juninho Ebersol
Assessor de Imprensa
Prefeitura de Pedro Osório

 

ELENCO

Fernando Alves Pinto

Fernando Alves Pinto Personagem : Pai

Gabriel Furtado

Gabriel Furtado Personagem : Pedro

 

ROTEIRO

Roteirista Paulo Pons

Postado por: Pedro Luiz Guerreiro,