(Pedro Osório) Grande mobilização no evento do outubro rosa

Na última sexta-feira (26), a Administração Chola e Cal realizou um evento especial alusivo ao Outubro Rosa. Palestras com profissionais, conversas, troca de informações, dança, sorteio de brindes e coffee break saudável marcaram a grande festa no salão recreativo da terceira idade Recordar é Viver.
Estavam presentes o prefeito Chola, o vice-prefeito e secretário de planejamento Cal Oliveira e toda a equipe da Administração Municipal, além dos vereadores Rodrigo Parafuso, Nei Rodrigues e Fininho Souza.
O secretário de saúde Gennaro Buonocore Netto abriu o encontro salientando a importância do evento que busca a vitória na luta contra o câncer de mama. “É importante que vocês façam anualmente a prevenção e o autoexame. Conhecer o corpo de vocês é fundamental. Qualquer alteração, por favor, procurem alguma das Unidades Bàsicas de Saúde do nosso município. Nossos médicos e enfermeiras estão sempre a disposição”, disse o secretário.
Em seu discurso, o prefeito Chola destacou o trabalho da secretaria de saúde, que já disponibilizou 657 exames de mamografia desde o começo da gestão. “Só recebo elogios para a secretaria da saúde. A prova disso é a quantidade enorme de pessoas que estão aqui. Temos que sempre destacar a importância desse mês e dessa simbologia na luta contra o câncer de mama”, disse o prefeito.
A organização foi da Secretaria Municipal da Saúde, que preparou palestras com sete profissionais vinculados a saúde do município. As enfermeiras Janaína Leão e Mônica Canilha deram início às palestras. Na sequência, os médicos Lucas Echenique, Sayonara Penha, Rafaela Fickel, Andrio Rosseti e a psicóloga Maiara Quincozes apresentaram, de forma didática e explicativa, para as mais de 400 mulheres presentes todos os detalhes sobre o câncer de mama e do colo de útero.
O secretário Gennaro ainda comandou o sorteio de cerca de 300 copos copos personalizados do Outubro Rosa pedro-osoriense, nas cores rosa e cinza e de lixas de unha também com a marca da secretaria, doada para todas as mulheres presentes.
Durante o evento, o espaço da beleza da Segmed disponibilizou manicures, designer de sobrancelhas e corte de cabelo gratuito para as mulheres. O secretário de cultura, Pedro Mortagua, cabeleireiro de profissão, auxiliou no evento embelezando as mulheres. No intervalo, coffee break saudável com distribuição de frutas de todos os tipos e sucos.
No final, um momento de emoção: todas as mulheres presentes, que já venceram o câncer, foram convidadas para dar o exemplo de que o trabalho feito corretamente pode trazer ótimos frutos. “Essas guerreiras lutaram ou estão lutando contra o câncer. Já venceram, ou vão vencer. Espelhem-se. Cuidem-se”, disse o secretário Gennaro.
O fisioterapeuta Thiago Calmon realizou o alongamento das mulheres antes do grupo de dança Mexe Fitness tomar conta do salão. As centenas de mulheres dançaram pelo restante da tarde, celebrando a luta contra o câncer no nosso município.

 

Juninho Ebersol
Assessor de Imprensa
Prefeitura de Pedro Osório