(Pedro Osório) Homenagem ao ex-prefeito Funari e luta pela cidadania: confira os desfiles de 7 de setembro

Na última sexta-feira, dia 7 de setembro, aconteceram os tradicionais desfiles da Independência em Pedro Osório. A avenida Alberto Pasqualini e o Altar da Pátria foram tomados por uma grande festa que durou toda a tarde. Cinco escolas do município, duas entidades e a Banda do Colégio Tiradentes da Brigada Militar realizaram seus desfiles.
A banda militar foi a primeira e realizou uma bela apresentação em frente ao palco. Em seguida, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Castelinho do Saber; a Escola Municipal de Ensino Fundamental General Osório; o Colégio Estadual Getúlio Vargas; a Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Brizolara de Souza e a Escola Municipal Ensino Fundamental Getúlio Vargas fizeram suas homenagens à Pátria. Duas entidades do Município também desfilaram: a oficina Terapêutica da Santa Casa e o Projeto Viva Vida da Prefeitura de Pedro Osório. Os desfiles foram abrilhantados pela participação de três bandas marciais, das escolas municipais Getúlio Vargas e General Osório e do colégio estadual Getúlio Vargas.
O tema dos desfiles desse ano, sugerido pela Secretaria de Educação, foi cidadania. Os desfiles homenagearam, a nível nacional, são os 50 anos do projeto Rondon. O Estado homenageou os 50 anos do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul. No município, as homenagens foram para o ex-prefeito Edidem Funari de Lima.
Funari foi representado nos desfiles por fotos e frases apresentadas durante os desfiles pelas escolas do município. Filho do homenageado, Iram Lima, emocionado, agradeceu a lembrança. “Em nome da família Funari, agradecemos essa belíssima homenagem. Estamos muito honrados por sermos lembrados nesse dia. Muito obrigado ao prefeito Chola e toda a Administração pela homenagem”, agradeceu Iram.
O prefeito Chola elogiou muito os desfiles e destacou a importância do tema desse ano. “A cidadania é um valor muito importante para a nossa sociedade. Temos que ter o cuidado de trabalhar com as crianças para isso não ser perdido”, destacou Chola. “Em nome da Administração, agradecemos do fundo do coração aos educandários por essa lição de patriotismo.”
Das mãos do prefeito Chola ainda foi entregue uma placa de lembrança ao homenageado Funari. “Essa é apenas uma lembrança nossa ao saudoso Funari que tanto ajudou no desenvolvimento de Pedro Osório. Que seja guardada e leve nosso abraço a Dona Valdeci”, finalizou emocionado o prefeito Chola.
Após os desfiles foi realizado o acendimento da Chama Crioula 2018, com a centelha do Fogo Simbólico da Pátria. A cerimônia de fusão dos fogos, que lembrou o princípio da história da Chama, foi apresentada pelas tituladas do CTG Fogo de Chão, a 1º prenda juvenil Anaí Pucinelli, 2º prenda juvenil Yasmin Ishizaka e 3º prenda juvenil Antonela Silva, simultaneamente com a chegada dos cavalarianos na avenida.
Após as atividades foram arriadas as bandeiras do Altar da Pátria pelo prefeito Chola, o sargento Sérgio Elias Barros Rosler e Iram Lima. Participaram da cerimônia o prefeito Chola, acompanhado da primeira dama Olga Helena Echenique Alves; o vice-prefeito Cal Oliveira, acompanhado de sua esposa Sheila Bairros; o vereador Nei Rodrigues; a secretária de educação Margareth Fiori; a família do homenageado; o sargento do 6º Pelotão da Brigada Militar de Pedro Osório, Sergio Elias Barros Rosler e o representante do colégio Tiradentes da Brigada Militar Major Cherdin, além de toda a equipe da Administração Chola e Cal.

Juninho Ebersol
Assessor de Imprensa
Prefeitura de Pedro Osório