(Pedro Osório) Município amplia métodos contraceptivos nas unidades básicas de saúde

Na última quinta-feira (7), a Unidade Básica de Saúde José Pedro de Almeida Leite testemunhou a primeira aplicação de DIU (Dispositivo Intra Uterino) do município. O ginecologista Luis Fernando Frasca foi o responsável pela atividade.
O DIU é um dispositivo com alta eficácia como método contraceptivo. Ele é fornecido pela Secretaria Municipal da Saúde e está à disposição das mulheres do município.
O dispositivo não é muito comum pelo alto custo de colocação (de R$ 1.000,00 a R$ 3.000,00), mas será distribuído gratuitamente através de um projeto realizado pela Secretaria juntamente a Coordenadoria Estadual da Saúde.
O secretario municipal da saúde, Gennaro Buonocore Netto e as enfermeiras Janaina Leão e Mônica Rodrigues, responsáveis pelo projeto, dizem estar satisfeitos com a nova conquista da Administração. Segundo o secretário, ampliar os métodos contraceptivos dá o direito das mulheres escolherem qual a melhor forma de evitar a gravidez de acordo com os parâmetros clínicos de cada paciente e do programa de planejamento familiar.
Além do DIU, o município dispõe na Farmácia Municipal e nas Unidades Básicas de Saúde pílula contraceptiva oral, injetável mensal e trimestral, pílula do dia seguinte e o mais importante, perservativos masculino e feminino que, além de método contraceptivo, protege contra doenças sexualmente transmissíveis.

Juninho Ebersol
Assessor de Imprensa
Prefeitura de Pedro Osório