(Pedro Osório) Palestra do setembro amarelo será realizada na próxima quinta-feira

Nessa quinta-feira (13) vai ser realizada uma palestra interativa sobre a prevenção de suicídio, à partir das 14h, no auditório da Escola Municipal Getúlio Vargas. A atividade é alusiva a Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio, o Setembro Amarelo em Pedro Osório.
O Setembro Amarelo é uma campanha que foi criada com o intuito de informar as pessoas sobre o suicídio. O objetivo da campanha é a conscientização e a prevenção para evitar casos dessa natureza. Em Pedro Osório, o número dos casos são baixos e os trabalhos são para melhorar ainda mais esses índices.
Os trabalhos de prevenção ao suicídio são realizados pela Secretaria da Saúde, em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e as referências regionais pactuadas. Existem ainda grupos de apoio que realizam um trabalho de valorização da vida com atendimento voluntário e gratuito para as pessoas que precisam conversar com sigilo total.
“Nossa ideia é alertar a população a respeito dessa realidade. Uma prática que normalmente é motivada pela depressão e que cresce a cada dia, mas ainda pouco se fala”, destacou o prefeito Chola.
“Quando uma pessoa pensa em suicídio, ela quer acabar a dor dela e não a sua vida. A melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem esse problema. Nossas ações são voltadas para sensibilizar nossa comunidade sobre a importância desse tema”, completou o secretário de saúde Gennaro Buonocore Netto.
A campanha teve início no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). As primeiras atividades realizadas pelo Setembro Amarelo aconteceram na capital do país, Brasília; mas já no ano seguinte várias regiões de todo o país aderiram ao movimento e também participaram.
A Administração Cidade da Gente convida toda a comunidade para discutir esse importante tema. Valorize-se, busque ajuda. Porque viver é sempre a melhor opção.

Juninho Ebersol
Assessor de Imprensa
Prefeitura de Pedro Osório