(Pedro Osório) Prefeitura realiza encontro para elaboração do plano municipal de saneamento básico

Na tarde da última segunda-feira (15), a Prefeitura Municipal realizou uma reunião para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) para Pedro Osório, no Centro Cultural Pasquale Marchese.
O encontro foi capitaneado pela Secretaria de Meio Ambiente, a Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A Secretária de Meio Ambiente, Cátia Manke, junto com o fiscal sanitarista Fabiano Oteiro Alaniz, apresentaram o projeto para a comunidade.
Na ocasião, foi entregue um questionário de percepção social do saneamento básico, onde a comunidade presente preencheu com suas informações, para dar uma noção da atual situação do município para uma melhor elaboração do projeto.
O Plano Municipal de Saneamento Básico é um documento que estabelece regras para que todas as pessoas tenham acesso aos serviços públicos de saneamento básico. O plano deve apresentar um diagnóstico da situação do município, objetivos a serem alcançados, projetos e ações para solucionar os problemas. O PMSB é dividido em quatro serviços básicos: abastecimento de água; rede de esgoto; drenagem urbana e descarte de resíduos sólidos.
O prefeito Chola destaca a importância da realização do plano em Pedro Osório. “O plano nos permite ter uma maior segurança hídrica, prevenir doenças, preservar o meio ambiente, reduzir acidentes ambientais, além de desenvolver economicamente o município”, disse o prefeito.
“O saneamento básico é essencial para melhorar a qualidade da água, o escoamento do esgoto e evitar alagamentos na rua, além da limpeza das vias e para evitar doenças que se proliferam, tanto na água, quanto no lixo”, explicou a secretária Cátia Manke.
“Nesse sentindo, o Plano é importante para a alocação de recursos, por meio de diretrizes, metas e cronogramas para os investimentos, e reduzir as incertezas e riscos na condução da Política Municipal”, finalizou a secretária.
Ainda serão realizadas mais duas reuniões para definir os detalhes do plano.

Juninho Ebersol
Assessor de Imprensa
Prefeitura de Pedro Osório