(Pedro Osório) Sargento Toneco é o patrono do 11º campeonato de futebol

Teve inicio no último domingo (21) o 11º Campeonato de Futebol de Pedro Osório. Cinco times confirmaram presença na competição, que acontecerá sempre à partir das 13:30h, no estádio Mimosa Rodrigues. Essa é a segunda competição de futebol consecutiva promovida pela Administração Chola e Cal após oito anos de interrupção.


O homenageado desse ano é Antônio Augusto Pereira Valim, o Sargento Toneco. O ex-atleta, hoje com 61 anos, tem histórico de influente participação nas competições futebolísticas de Pedro Osório.
Jogador desde os 13 anos, Toneco, sargento reformado da Brigada Militar, jogou em times como Ferroviário, Piratini, Pedro Osório, Palmeiras de Capão do Leão e as Seleções da Brigada e do Exército. Mas o time mais importante da carreira do ex-jogador foi a Brasília, time do bairro onde mora, que ajudou a fundar e de onde guarda as melhores lembranças.


Pela Brasília, Toneco foi campeão do citadino, que na época incorporava Pedro Osório e Cerrito, de forma invicta, em 1989. “O time que eu considero mais importante que joguei foi o que nós fundamos aqui na Brasília”, contou. “Vinha um cara do Farroupilha jogar conosco e era reserva do nosso time. E jogavam só jogadores daqui”, completou, salientando a qualidade do time de 89.


Toneco foi forçado a largar o futebol em 1999, aos 42 anos, quando retirou o osso do fêmur. Desde então, acompanha o futebol nas arquibancadas. “Não sei porque esqueceram do futebol durante esses oito anos. E agora o futebol está vivendo de novo em Pedro Osório”, disse.


O prefeito Chola foi pessoalmente na casa do ex-jogador fazer o convite, na última semana. Toneco revelou ficar emocionado com a lembrança. “Foi uma emoção muito grande. Sinceramente, eu não esperava. Quando eu soube eu chorei de alegria por ser homenageado. Agradeço a todos que lembraram de mim”, agradeceu.


“O Chola esteve aqui, nós conversamos e ele falou: ‘Toneco, acho que tu já sabe o que eu vim fazer aqui.’ Aí ele me fez o convite oficial. Eu não tenho palavras pra agradecer”, comemorou.


Para o prefeito Chola, Toneco foi um maiores jogadores que já disputaram o campeonato de Pedro Osório. “O Toneco era um excelente jogador, um ótimo profissional e uma grande pessoa. Fiquei muito feliz por ele ter aceitado o nosso convite. É uma das maiores figuras do nosso futebol”, elogiou o prefeito.

Juninho Ebersol
Assessor de Imprensa
Prefeitura de Pedro Osório

Publicado por: Pedro Luiz Guerreiro