(Região Sul) Estado promete ajuda aos municípios atingidos com as chuvas

Foto Gustavo Mansur 

Estamos atentos e podem ter a certeza de que atenderemos as demandas das cidades atingidas com as chuvas”. O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), durante audiência mantida na tarde de ontem (5), no Palácio Piratini, com prefeitos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), deputados e secretários estaduais.  

Ao ouvir as reivindicações dos gestores municipais que demonstraram os prejuízos e os reflexos gerados pelas fortes chuvas na região, Leite colocou `a disposição da comitiva, composta por nove chefes do Executivo, a equipe de governo, inclusive com titulares das pastas presentes à reunião, e adiantou o contato pessoal para agendamento de reuniões em órgãos federais como o Ministério do Desenvolvimento Regional,  Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA),  Exército Nacional e Secretaria Nacional da Defesa Civil para o encaminhamento de solicitações de recursos e atendimentos priorizados à regi&atilde ;o.

O documento entregue pelo vice-presidente da Azonasul, Henrique Pereira da Silva, prefeito de Arroio Grande (PP), pediu a cedência de maquinários para a recuperação de estradas vicinais e obras em estradas estaduais, face à necessidade de escoamento das safras e um programa extra de horas/máquinas. “A situação é crítica e não temos recursos nem para o combustível. Por isso, a necessidade de em aporte especial e o olhar diferenciado e sensível de Vossa Excelência para a nossa zona sul”, clamou o prefeito.    

Durante os encaminhamentos com a equipe da administração estadual, o secretário de Agricultura Luiz Covatti Filho garantiu que 20 equipamentos, entre máquinas agrícolas e caminhões, estão sendo deslocadas para a atender a região. O rodízio, segundo ele, será coordenado pela Defesa Civil Regional. Covatti também manifestou que a secretaria está interessada em reverter as perdas do setor orizícola e que articula junto ao governo federal linhas de crédito e ações pontuais para apoiar os produtores.
Já o secretário da Casa Civil, Otomar Vivian, garantiu que sua pasta vai priorizar o reconhecimento das situações de emergência e acolheu a sugestão apresentada pelo deputado Fábio Branco (PMDB) para solicitar ao Comando Geral do Exército o apoio de mão de obra do batalhão de Engenharia para a recuperação das estradas danificadas.

ESTRADAS  – A peregrinação dos prefeitos em Porto Alegre seguiu com audiência na Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) onde o titular, Tarso Teixeira, anunciou recursos disponíveis exclusivos às localidades que tenham assentamentos nas zonas rurais, no valor de R$ 250mil por município, para projetos de infraestrutura. Teixeira esclareceu, no entanto, que as prefeituras devem fazer o cadastramento das propostas via Siconv, o quanto antes, para se habilitarem ao recebimento dos recursos. A rubrica é pertencente ao MAPA.

COMITIVA – Dez prefeitos estavam compondo a comitiva da Azonasul para a rodada de audiências de ontem na Capital. Os deputados da Bancada da Zona Sul: Luiz Henrique Viana (PSDB), Fábio Branco (PMDB), Pedro Pereira (PSDB), Fernando Marroni (PT) e Zé Nunes (PT) também deram sustentação aos pleitos apresentados. “Os prefeitos da região podem contar com apoio irrestrito do meu mandato, principalmente nestes momentos mais difíceis”, disse o deputado Viana.

Kariza Barros
Assessoria de comunicação
Azonasul
Avatar

Publicado por: Pedro Luiz Guerreiro