(Rio Grande do Sul) PL acaba com aposentadorias dos ex-governadores


O vice-líder da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Pedro Pereira, usou o espaço de liderança do partido nesta terça-feira (12) para manifestar indignação com o líder do governo Sartori, deputado Gabriel Souza (PMDB). Pereira denunciou que o peemedebista está trancando projeto de lei de sua autoria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) há mais de um ano. A matéria visa acabar com as aposentadorias dos atuais ex-governadores, assim como a pensão de viúvas dos governantes já falecidos.

O parlamentar tucano explicou que são gastos R$ 5 milhões ao ano com nove ex-governadores e quatro viúvas. Pereira disse ainda que existem ex-governadores que acumulam subsídios. “Precisamos acabar com o desperdício de dinheiro público. O líder do governo diz uma coisa e faz outra. Existe um projeto de minha autoria, distribuído para relatoria do deputado Gabriel Souza, há mais de uma ano, e ele até agora não deu seu parecer”, lamentou.

Pereira afirmou ainda que o projeto de autoria da deputada Any Ortiz (PPS), aprovado no Parlamento e sancionado pelo governador no final de 2015, foi meritório, mas acabava com as aposentadorias somente dos futuros governadores. “Portanto ainda serão muitos anos de gastos, pois extinguirá as aposentadorias após a morte de cada beneficiado”, concluiu. O líder do governo não se manifestou na sequência.

Texto: Luís Gustavo Machado e Rafael Ribeiro Assessor de Imprensa Gab. Dep. Pedro Pereira

Postado por: Pedro Luiz Guerreiro,