Ação do governo federal contou com esforços conjuntos dos ministérios da Cultura, das Cidades e da Educação e foi uma determinação do presidente em exercício, Michel Temer
O programa Minha Casa Minha Vida vai incorporar bibliotecas comunitárias em seus empreendimentos, disse o ministro da Cultura, Marcelo Calero, após reunião nesta quinta-feira (21) com o presidente em exercício, Michel Temer. A ação social contará com esforços conjuntos dos ministérios da Cultura, das Cidades e da Educação.
“É muito importante que a gente adicione esse projeto tão importante, uma vertente cultural e educativa mais significativa possível, nesse esforço que o governo federal vai empreender no sentido de incentivar a leitura e o habito da leitura”, comentou Calero.
A ação está inserida no programa Bibliotecas do Amanhã, que consiste na modernização e na criação de projetos educativos para a construção de espaços de leitura comunitária por todo o País. “Dentro desse projeto, o presidente Temer nos encomendou uma ação especial para o Minha Casa Minha Vida”, complementou o ministro, em entrevista ao Portal Planalto.
Calero disse, também, que a Pasta que comanda trabalha na criação de um amplo programa de ação cultural, batizada de “O Brasil é Cultura”, que pretende nacionalizar experiências bem- sucedidas em algumas capitais brasileiras.
“Um exemplo é o programa de ações locais que foi desenvolvido no Rio de Janeiro e que consegue financiar ações culturais capilares de pequeno porte Brasil afora”, explicou o ministro.
Ordem do Mérito Cultural
Segundo o ministro Calero, foi decidido na reunião que o tema da Ordem do Mérito Cultural de 2016 será o samba, em razão das comemorações do centenário do ritmo, uma das maiores expressões culturais brasileiras.
O mérito é uma condecoração outorgada pelo Ministério da Cultura a pessoas, grupos artísticos, iniciativas ou instituições a título de reconhecimento por suas contribuições à cultura brasileira. A homenagem é feita anualmente em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, celebrado em 5 de novembro.
Fonte Assessoria de Imprensa Palácio do Planalto