Oferecidas como atividade extraclasse, aulas de dança tradicionalista são ministradas em três escolas da rede municipal, desde abril deste ano. Conduzido pela professora Luziara da Silva, com a colaboração de Osório Vergara, o projeto, implantado pela Secretaria de Assistência Social (SAS), exige que os alunos tenham bom rendimento escolar.
Os encontros acontecem uma vez por semana. Nas quartas-feiras, às 14h, na EMEF Dr. Jacques da Rosa Machado, instituição localizada no bairro Oásis. Já o grupo de dança União Campeira, da EMEF Ulisses Guastuci, do Alto Alegre, tem ensaios nas quintas, às 13h30. Na EMEF Dr. Jaime Faria, da Vila Freire, as aulas para o grupo Alma Gaúcha são ministradas nas terças, a partir das 14h.
Segundo a secretária de Educação, Loiva La Rosa, a atividade contribui para o desenvolvimento cultural dos alunos. “Além da promoção da saúde e qualidade de vida, as aulas possibilitam que todos, indistintamente, tenham acesso à arte”, conclui.
Para o professor de dança Osório Vergara, “a dança é, sem dúvida, a oportunidade para que os estudantes deixem de lado a timidez e busquem seus objetivos”. Segundo ele, é imprescindÃvel que crianças e adolescentes tenham experiências de comunicação e expressão que lhes facilitem o desenvolvimento pessoal.
Matheus Muniz e Pedro Luiz Guerreiro– Assessoria de Imprensa