O prefeito Douglas Silveira recebeu, neste sábado, dia 8 de outubro, a família Porto para a cerimônia em homenagem ao ex-prefeito de Canguçu e de Pedro Osório, o cerritense Victor Marques Porto. Os filhos Victor Hugo da Fonseca Porto e Nelma Porto da Cunha, netos, bisnetos e demais familiares estiveram presentes.
No Gabinete Municipal, foi descerrada a placa de instalação da usina elétrica localizada na Vila Estação Cerrito, em 7/10/1951. O então prefeito de Canguçu, natural da Vila Cerrito, inaugurou juntamente com a sua esposa a usina elétrica que iria atender a população de Cerrito naquele período. Juntamente com a placa histórica, foram fixadas imagens da inauguração da estação, cedidas por Nilvia Porto Feijó à Prefeitura de Cerrito.
Em sua fala, durante a homenagem, o prefeito Douglas destacou que “um povo que não sabe de onde veio, não sabe para onde vai, por isso precisamos valorizar os filhos ilustres da nossa terra que muito contribuíram com a nossa história”. Aproveitou a oportunidade para informar que em breve o espaço contará também com uma imagem de Victor Marques Porto, que está sendo restaurada para posterior instalação.
Estiveram presentes os secretários Francisco Bessa, de Gabinete; Jerri Gomes, de Cultura; Loiva La Rosa, de Educação; Luiza Colvara, de Saúde; César Costa, de Desenvolvimento Rural; e o vereador Mauro Guerreiro, representando o Legislativo Municipal.
HISTÓRICO DO HOMENAGEADO
Victor Marques Porto nasceu em 12 de abril de 1908, na localidade de Cerrito, na época 3º distrito de Canguçu. Aos 13 anos trabalhava como empregado do comércio, sendo posteriormente comerciante no ramo de secos e molhados e produtos coloniais, atuou nesta área por 60 anos.
Foi eleito prefeito do Município de Canguçu em 15 de novembro de 1947 pelo Partido Social Democrático, assumiu o cargo em 1º de janeiro de 1948, governado até 31 de dezembro de 1951.
Participou do grupo de pessoas que trabalharam para a emancipação do Município de Pedro Osório, sendo Vice-Prefeito em 1959. Assumiu como Prefeito durante o período de 1967 a 1969 devido a Renúncia do Prefeito Armando Barbosa. Faleceu em 26.10.1986. (Informações retiradas do site da Prefeitura de Canguçu).
Pedro Luiz Guerreiro e Andrei Vilela
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Cerrito RS
Pedro Luiz Guerreiro e Andrei Vilela
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Cerrito RS