Na tarde da última segunda-feira (11), a administração municipal e o movimento tradicionalista de Cerrito recepcionaram a Chama Crioula, conduzida oficialmente pelo CTG Lanceiros do Cerro desde Pedras Altas, onde a centelha foi distribuÃda para os municÃpios da 21ª Região Tradicionalista.
Representando o Executivo, o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Alexandre da Rosa, exaltou a participação dos cavalarianos que saÃram em busca da Chama, no dia 2 de setembro. “A prefeitura reconhece a importância desses voluntários que honram as tradições gaúchas”, enfatizou.
Além dos secretários municipais, participaram da solenidade o presidente da Câmara, vereador Pablo Torres (PTB), a vereadora Karina Reinhardt (PDT), o comandante da Brigada Militar, o coordenador do Conselho Tutelar, Sandro Vergada, e o diretor de Cultura, Marcos Halfen.
O calendário de shows, apresentações artÃsticas e rondas com distribuição de culinária tÃpica inicia hoje (13). Na ampla estrutura de pirâmides, montada na alameda João Damasceno Caldeira, o grupo Gineteada, de Pelotas, se apresenta diariamente, a partir das 20h. Outros artistas também assumem a responsabilidade de festejar o folclore gaúcho, como o Grupo Querência, na sexta-feira (15), Baitaca, na segunda (18), e Teixeirinha Filho, na terça (19). O show de Joca Martins também está confirmado e encerra a programação, na quarta-feira (20).
A Chama Crioula é vigiada pelas rondas, que acontecem até o dia 20, no Galpão Crioulo. Ele fica localizado na Avenida Flores da Cunha, em frente a Secretaria Municipal de Educação (SME).
Matheus Muniz e Pedro Luiz Guerreiro– Assessoria de Imprensa