O prédio do antigo Cine Carlos Gomes, que desde 2001 abriga a sede da Secretaria Municipal de Educação (SME), passará a ser o endereço oficial da Prefeitura de Cerrito a partir da próxima semana. Os setores do paço, que até agora funcionaram na Avenida Flores da Cunha, 440, iniciaram a mudança na manhã desta quarta-feira (28).
A edificação, localizada também na Flores da Cunha, 403, foi construída em 1930 e durante vários anos serviu como ponto de encontro a quem buscava o entretenimento dos filmes em preto e branco. Com as alterações, essa história ganha um novo capítulo: o local dará espaço para o departamento de Cultura, setores jurídico e de comunicação e secretarias de Gabinete e Planejamento e Gestão. Para receber a demanda, o prédio estava em reformas desde maio do ano passado.
Segundo o prefeito Douglas Silveira, é devido a identificação histórica e cultural da comunidade com a construção que a administração decidiu transferir o paço municipal para o prédio. Em sentido inverso, a SME vai ser remanejada para o local onde até então funcionou a sede da prefeitura.
A readequação dos espaços contou com a troca de pisos e esquadrias e reforma dos banheiros. O cronograma abrange também o pavimento superior: a pretensão do governo é torná-lo num auditório. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 60 mil nas obras.
Embora poucas pessoas tenham conhecimento, o local já foi endereço de uma discoteca e do CTG Tropeiros da Charqueada. Após décadas a serviço da iniciativa privada, o prédio, na gestão de Adão Orlando Alves (1988-1982), foi doado ao município de Pedro Osório pelas principais famílias acionistas e pela maçonaria.
Assessoria de Imprensa Cerrito RS