Quase metade dos alunos que ingressou no ensino superior em 2010 desistiu do curso em até quatro anos. É o que aponta o Censo da Educação Superior 2015 apresentado nesta quinta-feira (06) pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Pela primeira vez, o Inep cruzou dados com o CPF dos alunos e desenhou a trajetória dos estudantes na educação superior no Brasil.
Os indicadores demonstram que – em 2010, 11,4% dos alunos deixaram de frequentar o curso. Em 2014, esse índice passou para 49%. Desse total, apenas 29% dos estudantes concluíram o curso. O ministro da Educação, Mendonça Filho, atribuiu tais resultados ao atual modelo do ensino médio, considerado defasado e distante da realidade do jovem brasileiro. Ele acredita que, com a reforma, vagas ociosas nas universidades serão facilmente preenchidas.
“Esse censo do ensino superior, da educação superior, na prática, reforça a tese que temos batido que há necessidade muito grande de reforma do ensino médio no Brasil. Ela vai na direção de facilitar o acesso dos alunos ao ensino superior e vai ampliar as oportunidades nesse sentido. A gente tem uma ociosidade muito grande na educação superior no Brasil, a gente tem disponibilidade de vaga tanto na rede privada como na pública, que é gratuita. Então, há de se ter uma busca de preenchimento dessas vagas.”
O Censo aponta que das 6,1 milhões vagas novas em instituições públicas e privadas de ensino superior, 42% foram preenchidas. De acordo com a presidente do Inep, Maria Inês Fini, a reestruturação na educação de nível médio vai ampliar o horizonte do aluno.
“A reforma do ensino médio vai dar ao jovem a oportunidade dele vivenciar algumas trajetórias acadêmicas mais associadas a cursos e carreiras no ensino superior.”
Ainda na coletiva que divulgou os dados da Educação Superior, o ministro Mendonça Filho garantiu aos alunos que aguardam pela renovação do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) que os contratos serão renovados e os novos contratos serão firmados de acordo com o cronograma estabelecido.
Reportagem, Sandra Fontella Portal do MEC