A Secretaria de Serviços Urbanos, Trânsito e Meio Ambiente (SSUTMA) começou a executar, nesta quarta-feira (18), a recuperação de um trecho da ERS-706. A extensão não asfaltada, próxima à Avenida Flores da Cunha, necessita de reparos periódicos. A intenção é oferecer melhor trafegabilidade aos motoristas por meio de intervenções paliativas, embora a solução permanente dependa do capeamento asfáltico.
Ainda que esteja sob responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), a via não recebe nenhum tipo de manutenção por parte do órgão. Para atender à comunidade que reporta ao executivo a dificuldade de utilizar a estrada, a administração decidiu intervir. “Todos saem prejudicados se a prefeitura não age e entendemos que é a nossa função solucionar os problemas, embora nesse caso a competência seja de outro órgão”, explica o secretário da pasta responsável, João Inácio.
Com o asfaltamento inacabado, a ERS-706 liga Cerrito à BR-293. A obra, parada há cinco anos, estava a três quilômetros de ser concluÃda. “Devido aos riscos que a via oferece aos usuários, a administração sente-se obrigada a agir. Em virtude disso, optamos por realizar os trabalhos com máquinas da própria administração”, explica o prefeito Douglas Silveira.
Para executar o trabalho, a SSUTMA utiliza 20 caçambas de cascalho. Além do patrolamento, reparos em boeiros e desobstrução de sarjetas foram incluÃdos no cronograma da equipe. Quatro caçambas, duas retroescavadeiras e duas patrolas estão sendo usadas na obra, executada por toda a equipe do Departamento de Serviços Urbanos e alguns funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
A estrada tem sido pauta central de várias agendas do prefeito na capital do Estado, tanto com o governador quanto com DAER, deputados e secretários. A previsão é que a obra de conclusão da ERS seja retomada assim que os entraves burocráticos sejam resolvidos.
Matheus Muniz e Pedro Luiz Guerreiro– Assessoria de Imprensa