Diretoria do educandário realizou uma tarde de atividades culturais e esportivas para festejar o aniversário
67 anos de comemoração pelo ensino de qualidade oferecido à comunidade cerritense, sempre incentivada a vivenciar a rotina escolar. Não é por acaso que a EMEF Ulisses Guastucci é referência não apenas no distrito do Alto Alegre, como no municÃpio em geral. Para comemorar o aniversário, festejado ontem (27), a diretoria da instituição promoveu uma tarde de atividades culturais e esportivas.
Com a presença de outras escolas do interior, a cerimônia iniciou por volta das 13h, com o hasteamento das bandeiras ao som do hino nacional. Ficaram responsáveis por erguê-las o prefeito municipal e ex-aluno da escola Douglas Silveira, o secretário de Gabinete Francisco Bessa, a secretária de Educação, Loiva la Rosa, a funcionária da SME e ex-diretora da instituição de ensino, Noeli Peter Martins, e a aluna Nathalia Perin Wille.
A diretora Marlene Dias festejou a presença de todos e contou um pouco sobre a história da escola. Na sequência, as apresentações dos alunos deram ritmo à festa, com músicas, jograis e poemas em homenagem ao aniversário do educandário. Marlene recebeu flores das mãos da secretária de Educação e comprometeu-se de plantá-las.
Em sua fala, o prefeito municipal parabenizou os servidores da Ulisses Guastucci pelo serviço essencial prestado aos munÃcipes. Além disso, destacou os esforços do Executivo para concluir as obras da quadra de esportes e conseguir captar recursos para reformar as dependências antigas. As autoridades foram presenteadas com portas-canetas, confeccionadas pelo professor de matemática Nedi Carlos dos Santos. Ao final, todos tiraram uma foto em frente a escola.
Muita história para contar
Fundada em 1950, a escola localizada no Alto Alegre inicialmente chamava-se Mozar Alves de Souza. Em 1981, recebeu o nome de Escola de 1º Grau Silvana Paiva Ferro e passou a ser regida pelo municÃpio. Sete anos mais tarde, em 1988, foi autorizado o funcionamento da sexta série, e nos anos seguintes da sétima e oitava.
Um mutirão realizado pela comunidade, com o apoio da prefeitura municipal, construiu um novo prédio com duas salas de aulas em 1989. Em 1994, um novo capÃtulo nesta história: o educandário torna-se pólo e recebe alunos de outras escolas que foram fechadas. É o inÃcio também do transporte realizado por kombi.
Em 1995 uma quadra de esportes foi construÃda com o dinheiro arrecadado por promoções organizadas pela comunidade, oportunizando a prática de esportes na instituição. Recentemente uma cobertura de concreto foi parcialmente construÃda e aguarda a última etapa da obra.
A escola só recebeu o atual nome, Ulisses Guastucci, em 1997, em homenagem ao senhor que doou quatro hectares para a construção do educandário. Em 2003 foram construÃda mais duas salas no segundo piso do prédio e em 2015 banheiros, cozinha, refeitório, sala dos professores e depósitos.
Atualmente a escola conta com 85 alunos da pré-escola ao nono ano, 13 professores, três funcionários e dois motoristas.
Por Pedro Luiz Guerreiro e Matheus Muniz – Assessoria de Imprensa