(Cerrito) Estiagem causa prejuízos no interior do mnicípio

O município de Cerrito vem enfrentando vários problemas devido a falta de chuva. Conforme dados da EMATER ocorrem serias perdas no volume da produção de leite pela redução da oferta de alimento, assim como diminuição do escore corporal do gado e perdas no índice de prenhez.

No setor agrícola as perdas são ainda mais acentuadas, principalmente no cultivo de milho, soja e feijão. Produtores foram obrigados a diminuir a área plantada devido á falta de umidade no solo, alem do plantio fora de zoneamento afetando diretamente na produtividade.

Na manhã desta sexta-feira (02), reuniram-se com o Prefeito Douglas Silveira, o engenheiro agrônomo do escritório local da EMATER, Leandro Andrade e o coordenador da distribuição de água da área rural do município, Linos Paulo Stern. Em pauta as tratativas para um levantamento preciso das reais perdas ocasionadas pela estiagem. Andrade salienta que no final da próxima semana a EMATER deve apresentar laudo técnico de perdas na produção nos setores agrícola e agropecuário do município.

Com dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, a Prefeitura está fazendo o transporte de água potável em caminhão pipa, para atender 70 famílias e há uma demanda de mais de 75 pedidos de limpeza em aguadas.

O Prefeito Douglas aponta que produtores do município passam por serias dificuldades devido à falta de água, “vamos adotar medidas na tentativa de amenizar os prejuízos e de garantir o sustento dessas famílias”, Douglas ressaltou ainda que o município deverá apresentar relatório detalhado dos prejuízos a Defesa Civil e decretar nos próximos dias situação de emergência.

 

 

Matheus Muniz e Pedro Luiz Guerreiro– Assessoria de Imprensa

Postado por: Pedro Luiz Guerreiro