(Pedro Osório) Município de Pedro Osório declara situação de emergência

P4140014 -Através do decreto municipal nº 5.381, o município de Pedro Osório declarou como situação anormal caracterizada como situação de emergência as áreas afetadas por tempestades locais e chuvas intensas.
Considerando, entre outras coisas, que as constantes chuvas por mais de 30 (trinta) dias, impediram a colheita de soja, arroz e milho, além dos efeitos gerados pela frustração da safra agrícola em função da continuidade da mesma, que assolou a zona rural de nosso município.
Devido à intensificação e aumento considerável das chuvas e ainda, devido ao fato de o solo encontrar-se totalmente encharcado, diversos pontos das estradas do interior apresentam-se precárias e interrompidas à trafegabilidade, o que causa também insegurança aos usuários.
Conforme levantamentos realizados pela Emater-RS/Ascar e Secretaria Municipal de Agricultura, há informação de perdas na ordem de 70% na produtividade de soja; 15% na produção esperada de arroz e de milho; 05% de perdas de peso do rebanho de pecuária de corte; 30% na produção de leite em função do atraso do ciclo final das lavouras de verão e 45% nas lavouras implantadas, bem como no plantio de novas áreas de olericultura.
Com este quadro, no qual foi registrado durante o período mais de 430 mm de chuva, também teremos uma grande queda na arrecadação do ICM em nosso município, pois o mesmo é oriundo em 60% da agropecuária, declarou o Prefeito Cesar Brito (Cebinho).
Paula Pons madruga

 

 

Publicado por: Pedro Luiz Guerreiro