394 trabalhos serão apresentados durante os quatro dias de realização do Salão Universitário da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), que inicia na próxima terça-feira (25) e prossegue até sexta-feira (28). O tradicional evento, que reúne ensino, pesquisa e extensão, em 2016 estará repleto de novidades, como a primeira mostra de Iniciação Científica e Extensão, promovida para alunos entre o 7º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Médio das escolas católicas da região, e a primeira Mostra de Trabalhos de Pesquisas Produzidas por Profissionais.
O tema ‘A Pesquisa e a Comunidade’ foi escolhido por acompanhar as discussões e reflexões feitas pela Universidade através de seu planejamento estratégico, explica a pró-reitora Acadêmica, Patrícia Haertel Giusti. “A UCPel como uma universidade comunitária prioriza sua ação de investigação científica para auxiliar as demandas da comunidade, por isso a temática é tão atual e instigadora”, comenta.
A conferência de abertura, marcada para terça-feira (25), irá provocar o debate sobre a pesquisa aplicada nos serviços e sistema de saúde. Intitulada “Papel da Pesquisa Científica para o Desenvolvimento dos Serviços e Sistema de Saúde”, a atividade irá reunir a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Claunara Schilling Mendonça e o professor da Católica Fábio Monteiro Coelho. A atividade será realiza às 18h30min no Auditório Dom Antônio Zattera.
De acordo com a pró-reitora, ao longo dos quatro dias de evento, muitos pesquisadores da UCPel e de outras instituições de ensino darão continuidade à reflexão da temática do Salão. “As apresentações de trabalhos científicos mostram como as investigações ajudam e contribuírem para a vida das pessoas e consequentemente para o desenvolvimento da região e do país em que estão inseridas”, avalia.
Serão mais de 20 instituições de ensino confirmadas no evento. “Isso mostra o quanto temos potencialidade de produzir tablados científicos tanto na pesquisa como na área de extensão”, diz. Os 394 trabalhos inscritos estão divididos entre as modalidades de iniciação científica, pós-graduação, extensão, profissionais, escolas do ensino fundamental e médio e de outras instituições de ensino.
Novidades deste ano
Uma das novidades desta edição será a realização da primeira mostra de trabalhos de pesquisa produzidos por profissionais. Criado para atender uma demanda de egressos da UCPel e de outras instituições de ensino, as apresentações de trabalhos irão mostrar o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão que não estão vinculados a programas de pós-graduação. “A proposta é que os profissionais possam compartilhar seus estudos científicos com a comunidade acadêmica, além de conviverem neste período com professores vinculados ao stricto sensu que poderão estimulá-los a trazer suas pesquisas para o meio universitário”, explica.
Já a primeira mostra voltada para estudantes das escolas católicas tem a intenção de fortalecer a parceria já existente entre a UCPel e essas instituições de ensino. “Hoje mais de 8 escolas católicas na região sul do estado são comprometidas com um ensino de qualidade e que possui a mesma identidade da UCPel”, diz. Com a participação no espaço universitário, alunos e professores serão estimulados a compartilhar suas produções científicas.
O Salão Universitário acontece há bastante tempo na UCPel. Criado para ser um espaço de apresentação das produções científicas, tornou–se também um lugar de diálogo e de compartilhamento de informações. “É um espaço onde estudantes, professores e a comunidade interagem na perspectiva de conhecer e encontrar caminhos que possam ser utilizados na melhoria da qualidade de vida da população em geral”, avalia a pró-reitora.
Programação e Minicursos
A programação completa do Salão Universitário pode ser conferida através do site http://salao.ucpel.edu.br/. Ainda é possível realizar as inscrições para participar de minicursos. O valor de cada inscrição é R$15,00. Confira os temas, datas e horários no site.