Na zona rural do munícipio de Piratini, no sul do Estado, os moradores convivem com as frequentes oscilações na rede de energia elétrica e com as constantes faltas de luz, mas este problema brevemente pode estar perto de ser solucionado. É o que garantiu o presidente do Grupo CEEE, Paulo de Tarso. A direção da companhia anunciou o início das obras de uma nova linha de transmissão durante audiência pública realizada, na tarde desta segunda-feira (02), no ginásio de Esportes do 3º distrito da cidade.
A obra terá um investimento de mais de R$ 1 milhão. Esta é uma luta antiga da comunidade e do deputado Pedro Pereira (PSDB), que vem pressionando o governo do Estado, através do secretário de Minas e Energia Lucas Redecker, para que o projeto saia do papel. “Finalmente a escuridão está próxima do fim, pois a população não merece viver em situações precárias devido às constantes faltas de luz”, afirmou. O parlamentar se referiu às mais de 600 famílias que serão beneficiadas em casa, nas escolas, no posto de saúde e aos produtores rurais que possuem engenhos e secadores de grãos em suas propriedades.
De acordo com Paulo de Tarso, a previsão é de que a obra inicie na segunda quinzena de junho e seja concluída no final deste ano. Segundo ele, a nova rede de energia será de 34 km e com chaves telecomandadas para retomada do abastecimento automaticamente, através de um sistema de alerta, em caso de falta de luz. Os trabalhos serão feitos em três fases, que inclui a substituição de todos os cabos e fios por novos. Participaram deste encontro: a comunidade, os vereadores, diretores da CEEE, empresários, representantes de cooperativas e autoridades locais.
Texto: Rafael Ribeiro – Jornalista MTE 17665
Foto: Divulgação Grupo CEEE