Será realizada no domingo 31 de julho, a partir das 15 horas, na Praça dos Ferroviários em Pedro Osório, a Mateada do Jecão e o lançamento do filme: Jecão e Os Maldomados, que conta a história de Jesus Schoffer, mais conhecido como Jecão. Com mais de 50 anos dedicados a música gaúcha – global, que embalou e embala os bailes da região sul, realiza um trabalho em homenagem a artistas tais, como: Gildo de Freitas, Teixeirinha e Assis Botelho, e conta a história do boêmio das madrugadas, popular, o cara que tocou em conflitos agrários no Acre.
De bolichos aos salões de baile, de quem disseminou alegria por onde passou, foi quem fez o carnaval de um bloco só: O Bloco do Jecão. Foi o menestrel dos excluídos, reunindo todo tipo de pessoas invisíveis à sociedade: Os Maldomados. Multi-instrumentista que com sua inseparável gaita e alegria, é Patrimônio Cultural do Sul do Brasil. Será uma mateada que além da apresentação do Filme: Jecão e os Maldomados, terá as Bandas Mato Cerrado, Tripulação Garagem de Pedro Osório, Serginho da Vassoura e Banda Ilusionismo sonoro.
Será um belo Domingo Musical, pegue sua cadeira e chimarrão. O Projeto tem a realização do Ponto de Cultura Paralelo 33 Transformundo, que integra a Rede Rs Pontos de Cultura com o apoio das Prefeituras de Pedro Osório e de Cerrito.
Paula Pons Madruga